Através de heavy/thrash metal, os Blood of the North contam a história da sua região: de dragões que dormem debaixo das montanhas a pugilistas... Blood of the North: dragões do deserto

Origem: Chile
Género: heavy/thrash metal
Último lançamento: “Sand and Fire” (2020)
Editora: independente
Links: Facebook | Bandcamp
Entrevista e review: Diogo Ferreira

Através de heavy/thrash metal, os Blood of the North contam a história da sua região: de dragões que dormem debaixo das montanhas a pugilistas que representaram a cidade no ringue.

«“Sand and Fire” foi criado com o objectivo de contar ao mundo a nossa história enquanto pessoas que vivem no norte do Chile.»

Novo lançamento: «“Sand and Fire” foi criado com o objectivo de contar ao mundo a nossa história enquanto pessoas que vivem no norte do Chile. Os nossos mitos, lendas e histórias ancestrais, assim como o nosso amor pelo metal. Esperamos que as pessoas se identifiquem com a nossa música e que aprendam mais sobre o lugar de onde vimos.»

Conceito: «Claro que há um conceito. “Sand and Fire” representa dois elementos que são constantes na história da nossa região. A areia do deserto de Tarapacá e o Fogo do Dragão que dorme sob a duna da nossa cidade. Por exemplo, a música “The Wonder”, que abre o EP, é sobre um lendário pugilista que representou a nossa cidade. “Aymara Blood” fala do sangue que corre nas nossas veias. “Dragon Hill” é sobre a lenda de um dragão que dorme sob uma duna que fica na nossa cidade. “Lost in Oasis” fala sobre uma pessoa que se perdeu no meio da noite no oásis de Pica (uma pequena cidade na nossa região). E o que temos em “When Metal Comes to You” é sobre o amor que temos pelo metal e o que metal representa nas nossas vidas. As nossas letras falam sobre este tipo de histórias. Os nossos heróis locais e as nossas lendas. Alguns deles são desconhecidos até por muitos dos habitantes da nossa cidade e região.»

Percurso e influências: «A nossa banda tem apenas dois anos. Somos, como muitas bandas da América do Sul, independentes. Todos os membros de Blood of the North estavam anteriormente noutras bandas. Começámos como um projeto pequeno, mas com o tempo percebemos o potencial que tínhamos. As nossas influências vão do classic rock ao heavy, ao thrash ou até ao death metal. Se tivermos que falar de algumas bandas, levaríamos horas. [risos] Somos todos filhos do grande rock que foi criado nos anos 60, 70, 80 até aos dias de hoje.»

Review: Apresentando o primeiro EP, estes chilenos, formados há cerca de dois anos, fornecem uma sonoridade muito melódica e açucarada que deambula entre o heavy e thrash metal, mas se por aqui encontrarmos uma pitada de melodeath metal também não será de estranhar. Temas como “When Metal Comes to You” erguem-se com cabeça, tronco e membros – há uma história a contar –, sendo a voz (por vezes à Phil Anselmo) e a guitarra lead cintilante a terem mais preponderância.