Uma banda que não compromete na arte de entregar verdadeiros compêndios de sludge metal honesto e cativante. -(16)- “Dream Squasher”

Editora: Relapse Records
Data de lançamento: 05.06.2020
Género: sludge metal
Nota: 3.5/5

Uma banda que não compromete na arte de entregar verdadeiros compêndios de sludge metal honesto e cativante.

Em vésperas de completarem umas assinaláveis três décadas de carreira, os norte-americanos -16- apresentam-nos o seu oitavo álbum de originais, um manifesto de longevidade e resiliência, pese embora o percurso algo errante trilhado pela banda, relegando-a irremediavelmente a um patamar inferior face a nomes contemporâneos que hoje se têm de culto, com Neurosis ou Eyehategod a surgirem logo à cabeça.

“Dream Squasher” volta a ter o riff como reverência, oscilando entre momentos mais contemplativos e de passo pesaroso e arrastado, nos quais o doom predomina sobre o resto, até estaladões de peso e vivacidade, com “Ride The Waves” a destacar-se neste particular.

Pelo meio vão surgindo algumas surpresas, com a atmosfera sulista de “Agora (Killed By a Mountain Lion)” a assumir protagonismo, compondo um todo sobejamente uniforme e cativante que continua a justificar a devida atenção a uma banda que não compromete na arte de entregar verdadeiros compêndios de sludge metal honesto e cativante.