Fundada em 1983, a Metal Hammer rapidamente tornou-se na maior e mais respeitada publicação de heavy metal do planeta. Com milhões de seguidores em todo o mundo, a Metal Hammer esteve sempre na vanguarda do jornalismo da música pesada, permitindo o acesso aos maiores nomes da indústria, assim como aos nomes promissores que ao longo das últimas décadas tomaram esta cena musical de assalto.

A Metal Hammer faz parte da Louder, o site de música britânico em maior expansão, que possui o maior número de seguidores nas redes sociais entre as revistas de música do Reino Unido, apresentando mais de 2 milhões de followers só no Facebook.

A Metal Hammer estabelece-se pela primeira vez em Portugal exclusivamente no formato online e na língua Portuguesa, com a responsabilidade de dignificar o heavy metal em território nacional a recair em Joel Costa e Diogo Ferreira, que deixam a revista Ultraje para assumirem o cargo de Co-Editores neste novo desafio digital. O Director e Co-Editor Joel Costa comenta:

«A forma como as pessoas procuram e consomem música mudou e a Metal Hammer estabelece-se em Portugal exclusivamente no formato online, onde será privilegiado o conteúdo multimédia. Implementar a Metal Hammer no nosso país dá-nos a oportunidade de pegar no trabalho que fizemos em publicações anteriores e elevá-lo ao próximo nível, permitindo-nos produzir conteúdo capaz de agradar todos aqueles que se considerem fãs de metal. Este novo espaço será um lugar para descobrir aquilo que o metal tem de melhor para oferecer, sendo que podem esperar novas ideias e novas formas de trabalhar.»

Joel Costa (Director e Editor da Metal Hammer Portugal)

O co-editor Diogo Ferreira acrescenta:

«Ter a Metal Hammer em território português prova que o metal, das vertentes mais tradicionais às mais contemporâneas e extremas, está vivo no país. Portugal tem vindo a dar enormes provas além-fronteiras na realização de festivais e na exportação de bandas pelos círculos underground, mas crê-se que faltava essa acreditação europeia ao nível da imprensa, sendo que esse prémio será ganho por toda a comunidade metal com a implementação da Metal Hammer Portugal.»

Diogo Ferreira (Editor da Metal Hammer Portugal)

O editor da Metal Hammer Merlin Alderslade comenta:

«A Metal Hammer é a maior marca de música alternativa do mundo, e parte do nosso sucesso durante as últimas três décadas tem sido continuar a não temer experimentar coisas novas e levar a nossa mensagem o mais longe possível. Estamos encantados por receber Portugal na família Metal Hammer e felizes pelos metaleiros em Portugal terem agora uma Metal Hammer que possam chamar sua.»

Merlin Alderslade (Editor Metal Hammer)

Em Portugal, a marca Metal Hammer é licenciada à empresa Elementos À Solta, LDA pela Future plc, um grupo de imprensa global com uma audiência de 260 milhões de leitores cujo nome encontra-se por detrás de marcas de sucesso nos mais variados sectores: tecnologia, gaming & entretenimento, música, fotografia, lar, educação e televisão.