O caminho dos Sathamel foi feito ao contrário: primeiro deu-se a queda e só depois seguiu-se a ascensão. A banda britânica fala do estreante... Sathamel: queda e ascensão

Género: black / death metal
Origem: Reino Unido
Último lançamento: Horror Vacui (2019)
Editora: independente
Links: Bandcamp
Entrevista: Joel Costa | Review: Diogo Ferreira

O caminho dos Sathamel foi feito ao contrário: primeiro deu-se a queda e só depois seguiu-se a ascensão. A banda britânica fala do estreante “Horror Vacui” e de toda a história por detrás do seu conceito.

«O conceito lírico está directamente relacionado com a nossa queda e também com o nosso renascimento.»

O regresso: «”Horror Vacui” é o nosso regresso à cena metal. A nossa música pode ser classificada como blackened death metal, no entanto, não prestamos atenção a estilos ou modas. O nosso objectivo passa apenas por criar a sonoridade mais extrema que nos for possível e fazer dos nossos temas algo de memorável.»

O conceito: «O conceito principal deste disco está relacionado com o título. Horror vacui é a fobia de espaços fechados. Depois de alguma má sorte que antecedeu a nossa pausa, procurámos mostrar a mentalidade adoptada durante esses tempos difíceis; o grande espaço vazio deixado pelo término da banda e o medo de não conseguirmos voltar a levar os Sathamel mais longe. O conceito lírico está directamente relacionado com a nossa queda e também com o nosso renascimento.»

O som: «”Horror Vacui” partilha os mesmos conceitos musicais dos nossos trabalhos anteriores. A intenção foi fazer deste disco algo mais brutal e memorável. Os novos membros perceberam o conceito perfeitamente e acrescentaram o seu próprio estilo e ideias para fazer deste disco algo de especial.»

O culto: «Cada membro tem o seu estilo de metal predilecto. Quem nos ouvir poderá encontrar influências saídas do black metal, death metal, doom, thrash e até do metal progressivo. Os nossos solos são mais thrash e as secções mais lentas têm mais impacto. Contudo, há outros estilos musicais que inspiraram “Horror Vacui”, como o Nick Cave, que foi uma grande inspiração a nível lírico.»

Review: Ao fim de seis anos de existência, os ingleses Sathamel lançam finalmente o primeiro disco “Horror Vacui” via digital e independente. Ao longo de nove faixas podemos ouvir um black/death metal adulto e bem executado indicado para fãs de Belphegor e Behemoth. Por entre a agressividade criada no conjunto de todos os instrumentos, somos capazes de ouvir riffs detalhados que funcionam como batuta nevrálgica no desenvolvimento desta promessa britânica. O futuro é promissor!

Outras publicações: